ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 157-1


Poster (Painel)
157-1EFEITO DA ADUBAÇÃO E CALAGEM NA OCORRÊNCIA DE FUNGOS ECTOMICORRÍZICOS EM SERAPILHEIRA DE PINUS TAEDA EM JAGUARIAÍVA, PR
Autores:Winagraski, E. (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Auer, C.G. (EMBRAPA FLORESTAS - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Florestas) ; Reissmann, C.B. (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Motta, A.C.V. (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Oliva, E.V. (UFPR - Universidade Federal do Paraná)

Resumo

O gênero pinus é de grande importância econômica no Brasil, usualmente plantado em áreas de baixa fertilidade. A simbiose ectomicorrízica em árvores de pinus é necessária por permitir o seu desenvolvimento em solos com baixo pH e baixos teores de nutrientes. As ectomicorrizas são formadas em sua maioria por fungos da divisão Basidiomycota, cuja frequência pode ser estimada pela presença dos basidiomas em plantios. Assim, objetivo deste trabalho foi analisar a influência da adubação e da calagem na ocorrência de basidiomas de fungos ectomicorrízicos na serapilheira de um plantio adulto de Pinus taeda. O ensaio de adubação e calagem foi instalado, em 2008, no município de Jaguariaíva, PR, em plantio de Pinus taeda com cinco anos, em solo com baixo pH e elevada saturação por alumínio. O clima do local situa-se entre Cfa (subtropical) e o Cfb (temperado), com precipitação média de 1.500 mm e temperatura média de 18 °C. Este ensaio foi instalado em delineamento em blocos ao acaso com quatro repetições, com os seguintes tratamentos: T1 - aplicação de N, P, K, Zn, Cu, B, Mo e calcário; T2 - omissão de N, P e K; T3 - omissão de Zn, Cu, B e Mo; T4 - omissão de K; T5 - omissão de Zn; T6 - omissão de calcário; T7 - testemunha (sem adubação). Em cada parcela, com área de 400 m², quantificou-se a ocorrência de basidiomas em três períodos diferentes (março/2013, julho/2013 e outubro/2013). Basidiomas morfologicamente diferentes foram coletados para identificação, ao nível de gênero. Foi realizada análise de homogeneidade e teste de médias com o programa estatístico SISVAR versão 5.3. Verificou-se a existência de três gêneros: Scleroderma sp., Laccaria sp. e Amanita sp. A maior frequência de Scleroderma sp. foi nos tratamentos de menor fertilidade, sendo significativa somente na testemunha no mês de julho/2013 (p < 0,10). Laccaria sp. apresentou uma ocorrência significativamente maior nos tratamentos sem aplicação de micronutrientes (T5 e T3), em julho/2013, seguido pelo T2 onde houve omissão de macronutrientes (p < 0,10). Amanita sp. não apresentou padrão específico relacionado com a fertilidade e período de coleta, não havendo diferenças estatísticas entre tratamentos. Os basidiomas foram encontrados somente em março/2013 e julho/2013, sem registro em outubro.


Palavras-chave:  Basidiomas, Fertilização, Horizonte Orgânico, Micorriza